sexta-feira, 21 de maio de 2010

CBO2012: Congresso será realizado no Rio de Janeiro



A Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), anunciaram quinta-feira à noite que a 5ª Edição do Congresso Brasileiro de Oceano (CB02012) será realizado no Rio de Janeiro de 2 a 6 de junho. A sede da nova edição do congresso foi aprovada por aclamação durante a Assembleia Ordinária da Aoceano, realizada em Rio Grande, dentro da programação do CBO2010. A infraestrutura do Rio de Janeiro para sediar um evento da natureza do CBO e a experiência do INPE em organizar grandes promoções foram os principais argumentos apresentados pelos promotores para pleitear a nova sede do congresso. A 6ª Feira Técnico-Científica Brasil Oceano será realizado em paralelo com o congresso.

A organização do CBO, no entanto, ficará na responsabilidade das regionais da Aoceano de São Paulo e do Rio de Janeiro. Como os congressos vêm numa crescente desde a primeira edição, a expectativa da 5ª edição, é de que seja ainda mais expressivo. “Pelos resultados do CBO2010, vai ser difícil superar essa edição”, avalia o secretário-executivo da Aoceano, o oceanógrafo Fernando Luiz Diehl. Pelos cálculos dos organizadores, mais de 3000 pessoas participaram da 4ª edição do congresso.

Diehl explica que em quatro edições do Congresso Brasileiro de Oceanografia, o desse ano foi o melhor, sem sombras de dúvida. Segundo o oceanógrafo, o destaque foi o percentual de participantes e o excelente nível das palestras, workshops, minicursos. Conforme Diehl, como vem aumentando o número de profissionais de oceanografia inseridos no mercado, o congresso vem se consolidando com um referencial para discutir as ciências do mar em termos de Brasil. Outro fator positivo apontado por Diehl foi a participação de acadêmicos no congresso, o que na opinião dele, garante a renovação das ideais no campo das ciências do mar.

“Mais importante do que a apresentação de um trabalho científico, em um congresso como o da Aoceano, é o debate, a troca de ideias, que ocorre até mesmo nos corredores”, acrescenta o secretário. Para o oceanógrafo, o grande desafio do congresso é possibilitar a troca de experiências entre profissionais, instituições e oportunizar um ponto de encontro para discutir as ciências do mar. Os congressos de Oceanografia são realizados de dois em dois anos, sempre em uma cidade diferente. A nova sede é definida sempre no congresso anterior. (Jorn. Adão Pinheiro – assessoria Aoceano)

6 comentários:

  1. Ei porque agora será em novembro se haviam dito a data de junho já?!

    ResponderExcluir
  2. Imaginavamos que decisões tomadas em assembléias eram levadas em consideração, mas com a mudança da data deste CBO para novembro, ficou claro que não são nem apenas as assembléias que não são levadas em consideração!

    ResponderExcluir
  3. alguém sabe se há algum site com as informações do CBO de 2012??

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber qual a data de envio de trabalhos

    ResponderExcluir