quinta-feira, 20 de maio de 2010

Papel das microalgas com palestrante da África do Sul



O 4º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO) recebeu na manhã desta quinta-feira (20) a professora doutora Elieen Campbell, da Nelson Mandela Metropolitan University - África do Sul. Eileen falou sobre a importância do papel de microalgas - da zona de arrebentação de praias arenosas como protetores naturais da linha de costa. O título foi “Diatomácea da Zona de Arrebentação: Protetores Naturais da Linha de Costa”.

De acordo com a professora, em praias arenosas as algas desempenham um papel importante no ambiente marinho e de água doce por serem biofiltradores e servem de alimento para outros animais aquáticos. Ela listou 53 praias no mundo que possuem as algas, inclusive o Cassino. A quantidade que surge na praia depende de fatores, como a extensão, a altura das ondas Além de clorofilas A e C, as crisófitas (criso = dourado) possuem carotenóides e outros pigmentos, que lhes conferem a cor dourada característica. Armazenam leucosina (um polissacarídeo) e óleos.

Além de clorofilas a e c, as crisófitas (criso = dourado) possuem carotenóides e outros pigmentos, que lhes conferem a cor dourada característica. Armazenam leucosina (um polissacarídeo) e óleos.

A carapaça das diatomáceas (também chamada frústula) possui compostos macrocélulas, geralmente à grande quantidade de algas em seu interior. A alga fornece, por fotossíntese, parte do alimento, recebendo em troca abrigo. Assim, ambos os seres lucram na associação. Isso explica por que certos corais são encontrados apenas nas águas rasas, onde há boa luminosidade para as algas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário