segunda-feira, 17 de maio de 2010

Homenagem a Pós-Graduação em Oceanografia Biológica no 4º CBO



O primeiro evento do 4º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO) ocorreu na tarde desta segunda-feira (17), na sala Lagoas do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O worshop 30 anos de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica da FURG reuniu estudantes, professores e demais congressistas interessados no tema.

O convidado especial foi o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães. O reitor da Universidade, João Carlos Cousin, e o presidente do 4º CBO, Luiz Carlos Krug, estiveram no evento coordenado pelo professor João Vieira Sobrinho.

Guimarães falou no papel que a Capes desempenha na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Mas disse que o número de profissionais formados está aquém da necessidade do mercado. Para ele, a quantidade é tão importante quanto a qualidade. “Assumimos o Capes com a carência de um plano nacional de pós-graduação”, assinalou.

As atividades da Capes são agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: avaliação da pós-graduação stricto sensu, acesso e divulgação da produção científica, investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior e promoção da cooperação científica internacional. “A demanda na pós-graduação tem sido maior do que está sendo suprido”, destacou.

De acordo com Guimarães, de cada dez doutores formados no Brasil, oito estão trabalhando e um fazendo pós-doutorado. O reitor recebeu uma placa em nome do curso. Depois ele fez a entrega também de uma placa ao presidente da Capes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário