quarta-feira, 19 de maio de 2010

Exploração de petróleo é um dos grandes desafios operacionais e ambientais

Temas como conservação de tartarugas, monitoramento da contaminação aquática por metais pesados e revitalização de rios e córregos estão concentrando as atenções dos participantes da quarta edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO2010). De acordo com o secretário geral da Associação Brasileira de Oceanografia Fernando Luiz Diehl, o congresso é a oportunidade de trazer o conhecimento científico para a sociedade.

Diehl explica que, pelo volume de inscrições, a previsão é que o número de participantes seja superior a 3 mil pessoas, transformando o congresso na maior concentração de pessoas interessadas nas Ciências do Mar de toda a América Latina. De acordo com o presidente do congresso, o professor Luiz Carlos Krug, essa diversificação de atividades faz com o evento se torne uma referência em pesquisa cientifica sobre ciências do mar.

Na terça-feira, 18. um dos pontos altos do congresso foi a palestra com Maichel Vogel, da Companhia Shell. Segundo Maichel a exploração sustentável do petróleo em mar profundo é um dos grandes desafios operacionais e ambientais, pois requer grande conhecimento do meio marinho. Na segunda-feira, 17, um dos assuntos mais debatidos durante o congresso foi a preservação das praias, utilizando métodos científicos apresentados pelo pesquisador cubano José Luis Martí, na segunda-feira, 18. O pesquisador do instituto científico cubano entende que é fundamental a conscientização da sociedade para a preservação ambiental.

Até o final do congresso serão lançados cinco livros, realizados 26 mini-cursos, 13 cursos técnicos e apresentados 1.200 trabalhos científicos.

*com informações da AOceano

Nenhum comentário:

Postar um comentário