terça-feira, 18 de maio de 2010

Segundo dia do 4º CBO tem diversos eventos





O 4º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO) teve continuidade nesta terça-feira (18). Em um dos workshops, na sala Lagoas do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul), o estudante do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Felipe Carvalho, falou da pesca da anchoita, uma espécie pelágica (que vive próximo à superfície).
A anchoíta é um peixe de pequeno porte, pescado amplamente por países do Mercosul e bastante consumida na Europa, onde já chegou a ter a pesca suspensa. É usado na produção de conservas de alto valor agregado, como o Aliche, e na produção de farinha de peixe – um produto do qual o Brasil é carente. Por tradição, é um peixe de hábitos costeiros e ocorre em águas brasileiras desde o Cabo Frio (RJ) até o Chuí (RS), entre profundidades de menos de 10 metros até aproximadamente os 200 metros.
Durante o inverno, a espécie também sai da Argentina e migra para o Sul do Brasil. Carvalho lembrou do cruzeiro realizado em 2008 e que avaliou a espécie na costa brasileira. É necessária a aquisição de conhecimento tecnológico e equipamento próprio para a pescaria. O estudante disse que em todo o mundo são 6 milhões de toneladas capturadas por ano.
Para explorar essa espécie, foi assinado recentemente um convênio ente a FURG e o Ministério a Pesca e Aquicultura. Na abertura do 4º CBO, o ministro Altemir Gregolin assinou a liberação de R$ 2,2 milhões para que os trabalhos sejam realizados.
Serão realizados desde a avaliação do estoque pesqueiro do produto até o processamento e industrialização. A parceria permitirá conhecer o tamanho do estoque de anchoíta, quanto custa a pesca da espécie e como deverá ser feita considerando os critérios de sustentabilidade e organização, levando também essa pesquisa para a Lagoa dos Patos.

Reunião

Ainda nesta terça-feira, houve reunião do Forum de coordenadores dos cursos de Graduação em Oceanografia do Brasil. O encontro foi na sala de Reuniões do Promimp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário