quinta-feira, 20 de maio de 2010

Emoção na reconfirmação de grau










Prof. Emérito Eliézer Rios emocionou ao participar da cerimônia, aos 89 anos; Profs. Krug, Calazans e Torres lançando o livro; Reitor Cousin abrindo a solenidade; representantes das 36 turmas; juramentista Lauro Barcellos; representante da 1º turma (1974) Denis Dolsi; paraninfo Eliézer Rios recebendo homenagem; coordenador do SIGa prof. Carlos Ronei Tagliani

O reencontro com colegas e amigos dos tempos da faculdade não poderia ter outra reação: emoção pura. Afinal, ao longo de 40 anos, muitas histórias passaram pelo curso de Oceanologia da FURG. Em meio à saudade e homenagens, as 36 turmas formadas pela Instituição confirmaram a paixão pela profissão em solenidade inédita na noite de quarta-feira, 19, que iniciou com apresentação do Coral da FURG, no Cidec-Sul.

Foi uma noite de recordações, abraços e alegria. Conduzidos pelo paraninfo e ex-reitor da FURG Eurípedes Falcão Vieira, criador do chamado Projeto Atlântico para desenvolver a pesquisa na área, os representantes das turmas subiram ao palco para receber mais uma vez o “diploma”. Simbólico, o ato uniu diferentes gerações da grande família Oceano/FURG. Como numa solenidade de colação de grau, o juramentista Lauro Barcellos reafirmou as palavras de compromisso profissional assumidas desde a formatura de cada um dos egressos e repetidas por eles com a intensidade que o momento exigia.

Em nome de todos os egressos, o orador Fernando Luis Diehl, honrado em representar um grupo de tantas competências, diversidade e capacidades, fez uma avaliação dos ideais e anseios que levaram mais de 900 “então adolescentes de todo o país e também de alguns rincões da América Latina e da África aportarem em Rio Grande a fim de construir aqui os alicerces de seu futuro profissional”.

Aos 88 anos, o professor Eliezer de Carvalho Rios, fundador do Museu Oceanográfico, instituição semente do curso de Oceanologia, teve seu nome eternizado como patrono das turmas.

O coordenador das festividades dos 40 anos de Oceanologia da FURG, Danilo Calazans, prestou as homenagens da noite, em reconhecimento aos docentes e técnico-administrativos que fizeram a história do curso e aos colaboradores que contribuíram para o sucesso da festa, na busca incansável pelos egressos e dados que remontassem as quatro décadas, como as mais de 800 fotografias escaneadas para o momento. “É um momento histórico, em que nós, os egressos, somos os principais atores. Uma tarefa gratificante. Reunir egressos em uma solenidade para rever nossos momentos na FURG é algo para lembrar para o resto de nossas vidas”, destacou.

Aqueles que já partiram, entre egressos, docentes e técnicos, também foram lembrados. Após serem nomeados um a um pelo protocolo, foram homenageados com uma salva de palmas, conclamada pelo reitor e oceanólogo João Carlos Brahm Cousin.

Durante a solenidade, foi realizado o lançamento do projeto SIGa os Egressos, coordenado pelo professor Carlos Ronei Tagliani. O Sistema de Informações Georreferenciadas, permite localizar em qualquer parte do mundo onde estão atuando os oceanólogos formados pela Instituição. Finalizando a festividade, foi lançado o livro “Curso de Oceanologia: 40 anos de História”, escrito pelos professores Luiz Carlos Krug e Danilo Calazans, do Instituto de Oceanologia, e Luis Henrique Torres, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, numa edição da AOceano e FURG.

Um comentário:

  1. Danilo:

    Quanto tempo.
    Te escrevo para te agradecer a publicacao dos 40 anos da oceano. Nao imaginas o prazer que tem sido para mim receber-lha e disfrutar das imagems e das lembrancas. Tenho dado risadas sozinho, só de lembrar os meuas anos na FURG e no Brasil daquela época. Que saudade.
    Muito, muito obrigado mesmo por essa gentileza.
    Posso apenas recomendar para uma proxima, os logros alcanzados em outros paises por formandos da oceanologia, no meu caso, entre outras coisas, fui responsavel por coordinar a Lei de Zonas Costeiras da Venezuela e pela criacao da primeira Direcao Tecnica de Zonas Marino Costeras e Insulares do Ministerio do Meio Ambiente venezuelano. Hoje estou trabalhando na Direcao de Fronteiras Marítimas da Chancelería venezuelana, atendendo tudo que tenha cheiro de peixe e pensando em morar mais perto do mar um destes dias.

    Mas una vez, muchas gracias.

    Por favor dé meus saludos aos colegas e amigos que por lá se encontram.

    um grande abrazo do amigo e colega,

    Jose Ramón Delgado
    oceanólogo desde 1983

    ResponderExcluir